


Pós-Graduação em
Cibersegurança e Ciberdefesa
1ª Edição
Local: Academia Militar (Lisboa) e Universidade do Minho (Guimarães)
Iniciativa:

Objetivos do Curso
Esta Pós-Graduação orienta-se para as necessidades de formação avançada de quadros superiores, militares e civis, responsáveis pela gestão de processos e pela coordenação de iniciativas no domínio da Cibersegurança e Ciberdefesa, tendo por objetivos:
-
Criar e desenvolver competências avançadas na área da segurança e defesa do ciberespaço, no contexto das atividades civis e militares, para fazer face aos diversos tipos de ataques cibernéticos e atividades maliciosas.
-
Fomentar a reflexão sobre o binómio proteção - defesa, tendo em conta os requisitos de prevenção, recuperação, mitigação de ciberataques e a adoção de operações de defesa ativa, tanto no plano nacional como internacional.
-
Identificar e analisar ferramentas para avaliação de vulnerabilidades, código malicioso, ameaças e riscos cibernéticos, de forma a permitir a gestão dinâmica do risco.
-
Analisar metodologias destinadas a garantir uma adequada consciência da situação, a tomada de decisão em tempo oportuno e uma eficiente gestão de crises no ciberespaço.
-
Atendendo ao processo de edificação das capacidades de Cibersegurança e Ciberdefesa, às responsabilidades e domínios de atuação dos diversos atores tanto no plano nacional como internacional, contribuir para uma visão integradora e sinérgica dos esforços a desenvolver.
-
Promover a reflexão e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura estratégica de Cibersegurança e Ciberdefesa.
Destinatários
A Pós-Graduação em Cibersegurança e Ciberdefesa é dirigida a quadros superiores e gestores ligados a este domínio emergente da segurança na Era da Informação, incluindo profissionais civis e militares ligados às Forças Armadas e às Forças de Segurança, que necessitem de adquirir competências e desenvolver conhecimentos estruturantes desta área do saber. O papel destes gestores revela-se de particular importância não só para apoiar os decisores estratégicos de topo mas também para garantir uma integração operacional coerente das diversas áreas técnicas e funcionais associadas à Cibersegurança e Ciberdefesa.
O público-alvo deste Programa é assim constituído por candidatos com licenciatura em áreas disciplinares afins ou ligadas, preferencialmente, às áreas dos Sistemas e Tecnologias de Informação, Engenharia, Gestão, Ciências Militares e Ciências da Informação. .
Parcerias e Sinergias Nacionais
Explorando a complementaridade de saberes e a especialização inerente às áreas de estudo, este Programa será ministrado, em regime de parceria, por docentes de várias Instituições de Ensino Universitário:
Universidades:
Academia Militar - AM, Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências – FCUL e Instituto Superior Técnico – IST), Universidade do Minho (Escola de Engenharia - EE), Universidade do Porto (Faculdade de Ciências – FCUP), Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Braga - FFCS) e Universidade Portucalense (UPT).
Outras Instituições de Ensino Superior:
Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).
Materializando o Ciberespaço e a área da Cibersegurança e Ciberdefesa em especial um domínio em constante evolução tecnológica, este programa de formação especializada procura também, sempre que ajustado, uma ligação à Indústria e às Entidades Públicas e Privadas mais relevantes nesta área.
Cooperação Internacional
Aprofundando a sua matriz internacional, de forma a melhor enquadrar o levantamento das capacidades nacionais, este Programa de Formação Pós-graduada em Cibersegurança e Ciberdefesa será organizado de forma articulada com uma Pós-Graduação em “Direito, Cibersegurança e Ciberdefesa” e com duas iniciativas internacionais semelhantes, a lançar no ano letivo 2017/18.
Esta Pós-Graduação terá assim por base uma rede académica de excelência (ex: Erasmus+ e Erasmus Militar) onde áreas nacionais de especialização podem ser partilhadas e disponibilizadas tanto no âmbito nacional como num contexto NATO, da União Europeia e a outras Nações, segundo uma lógica de cooperação bilateral ou multilateral. Nesta iniciativa, serão tidas em consideração as melhores práticas e outras iniciativas similares já existentes.
Estrutura do Programa
O plano curricular integra cinco módulos obrigatórios. Cada um dos módulos apresenta uma natureza teórico-prática e inclui um conjunto de disciplinas que conferem ao aluno conhecimentos e competências avançadas na área da ciberdefesa, tendo por base o seu enquadramento geral no domínio da cibersegurança.
Duração do Programa
A Pós-Graduação em Cibersegurança e Ciberdefesa tem uma duração de 2 semestres curriculares, perfazendo um total de 60 créditos (ECTS).
Plano de Estudos
1º Semestre

2º Semestre

A componente letiva será complementada com um conjunto de visitas, seminários e conferências, realizadas por especialistas de relevância nacional e internacional ligados ao sector da Cibersegurança e da Ciberdefesa. Dentro deste contexto, algumas sessões letivas serão ministradas em língua inglesa.
Horários das aulas
As aulas são lecionadas em regime pós-laboral:
Sexta-Feira – Noite (18h00-23h00)
Sábado – Manhã (09h00-14h00)
Órgãos Responsáveis
Departamento de Estudos Pós-Graduados da Academia Militar
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Coordenação
Cor Tm (Doutor) Paulo Fernando Viegas Nunes (AM) – Coord Cientifico
Professor Doutor Henrique Dinis dos Santos (UM) – Coord Pedagógico
Local de funcionamento do Curso
As aulas decorrem nas instalações da Academia Militar (Lisboa) e nas instalações da Universidade do Minho (Campus de Azurém – Guimarães). No caso da Academia Militar, a entrada processa-se pela Rua Gomes Freire, dispondo a Academia Militar de estacionamento privativo.
Candidaturas
Número de vagas – 25
Número mínimo de vagas preenchidas para a realização do curso – 15
Podem candidatar-se a este curso de formação especializada todos os interessados nesta temática. No entanto, será atribuída uma condição de acesso preferencial a:
-
Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
-
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
-
Titulares de um grau académico superior nacional ou estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com o Processo de Bolonha;
-
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido, pelo Conselho Coordenador do Curso, como atestando capacidade para a realização de um ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.
Documentação a entregar
-
Requerimento de candidatura/inscrição;
-
Certificado de habilitações, contendo a classificação obtida nas diferentes unidades curriculares e certidão de licenciatura (se existir);
-
Certidão/certificado comprovativo da atribuição de uma equivalência/reconhecimento de habilitações, no caso de obtenção de grau académico no estrangeiro;
-
Fotocópia do Cartão de Cidadão (CC) ou documento equivalente;
-
Fotocópia do cartão de contribuinte;
-
Duas fotografias, a cores, tipo passe;
-
Curriculum Vitae (1 exemplar).
Períodos de candidatura - 10 Outubro a 18 Novembro 2016
Publicação da relação dos candidatos admitidos – 21 Novembro 2016
Início das aulas (previsão) – 26 Novembro 2016
Propinas
O valor da Propina da Pós Graduação é de 4,000€ (Pode ser solicitado o pagamento faseado).
Informação e Entrega de Candidaturas
Academia Militar
Departamento de Estudos Pós-Graduados
Rua Gomes Freire, 1169-203 Lisboa
Tel. 213186936
Fax. 213186989
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Conselho Pedagógico
Campus de Azurém, 4
800-058 Guimarães
Tel. 253510179
Fax. 253510178
email: cp@eng.uminho.pt
Candidaturas